Campanha solidária é integrada com MEC e todas as instituições vinculadas

Em parceria com a Associação dos Servidores da CAPES (ASCAPES), a Fundação está promovendo uma campanha solidária, com o objetivo de arrecadar doações para auxiliar as vítimas das piores enchentes na história do estado do Rio Grande do Sul (RS). A campanha, uma iniciativa integrada com o Ministério da Educação (MEC) e as instituições a ele vinculadas, busca promover a solidariedade e o apoio aos moradores do estado gaúcho que foram afetados de forma dramática pelas recentes chuvas e os alagamentos decorrentes.

Já foram arrecadados mais de 1.600 litros de água em galões de 20l, além de roupas e calçados, e novas doações começam a chegar. Os donativos podem ser deixados na Sala T, no 2º subsolo. A Diretoria de Gestão (DGES) da CAPES se encarregará do transporte das doações até a Base Aérea de Brasília (BABR), de onde sairão voos diários da Força Aérea Brasileira (FAB) para a Base Aérea de Canoas (BACO). A decisão de enviar voos todos os dias foi tomada na 4ª reunião da Sala de Situação criada pelo Governo Federal, realizada no dia 6 de maio.

Embora qualquer item doado seja bem-vindo, considerando tantas famílias que perderam tudo, no momento a campanha está concentrada em alguns itens emergenciais. Confira:

  • Água: em embalagens de 1 litro ou superiores;
  • Roupas: para todas as idades, com ênfase em peças de inverno;
  • Roupas íntimas: preferencialmente novas, mas meias usadas também serão aceitas;
  • Artigos de higiene pessoal;
  • Ração animal.

Como organizar sua doação

As instituições responsáveis pela distribuição das doações no Rio Grande do Sul solicitam que roupas sejam separadas por tipo (exemplo: “roupas femininas, tamanhos P e M”) e devidamente identificadas no exterior da embalagem, por etiqueta ou escrita sobre fita crepe. Sapatos devem ter seus pares unidos por cordão ou fita adesiva, de forma a evitar os extravios. A identificação facilita sobremaneira a triagem dos itens, ajudando a fazer com que as doações cheguem mais rapidamente a quem mais precisa.

Dúvidas
A ASCAPES fica à disposição dos colegas da Fundação para esclarecer eventuais dúvidas sobre a campanha, nos ramais 6879 e 6878.

Situação

Os itens prioritários de nossa campanha vão ao encontro das maiores necessidades do momento no estado do Rio Grande do Sul. Dos 497 municípios do estado, calcula-se que as chuvas já afetaram mais de trezentos. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), mais de 490 mil pessoas estão sem abastecimento de água, em 53 municípios. Pelo menos 1,1 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas, de alguma forma. Muitos estão sem água potável e sem energia.

MEC e todas as instituições vinculadas, CAPES e ASCAPES, se unem nessa campanha com o intuito de chamar a atenção para a importância de olharmos para o próximo e oferecermos auxílio em momentos de necessidade. Participar da campanha é uma oportunidade de fazer a diferença e contribuir para o bem-estar daqueles que tanto precisam.