Quando a atual Diretoria assumiu, tínhamos mais de 3 meses de contas em atraso, em razão de termos ficado todo esse tempo sem conseguir formar uma chapa. À época, foi pensado inclusive alterar o estatuto para permitir a posse de uma Diretoria menor, algo que, felizmente, a partir do empenho de um grupo de associados, não precisou ocorrer.

As primeiras medidas tomadas pela nova gestão foram sanar todas as dívidas, entrar em contato com todos os fornecedores, contratados, e prestadores de serviços e realizar uma negociação para atualizar as contas, algo que levou certo tempo, mas foi muito bem conduzido.

Logo em seguida a gestão tomou conhecimento dos contratos em vigor, procurou saber como poderia otimizá-los, com isso, nossos parceiros foram procurados e contratos novos foram realizados.

Algumas das atividades realizados nesse primeiro semestre:

Distribuição de brindes/presentes aos associados.

1. Dias dos Pais e das Mães, Dia do Servidor e Natal: Tentamos inovar nas opções de brindes, tivemos voucher de restaurante, ingressos de cinema, voucher de livraria e cartão presente. E assim continuaremos no próximo ano, tentando cada vez mais agradar a todos, sempre abertos a sugestões.

– Brinde do dia dos pais e dia das mães;

– Brinde do dia do servidor (pela primeira vez);

– Kit natalino aos associados: Compramos 300 kits, 289 associados vieram buscar, os outros 11 a associação conseguiu vender, retornando R$4.560,00 ao nosso caixa.

– 30 kits (ave supreme + bolsa térmica) aos colaboradores, sorteados entre todos os contratos de prestação de serviço proporcionalmente ao número de funcionários, cada representante do contrato vez o sorteio do número pré-determinado pela Ascapes para seus empregados:

– 7 kits para o pessoal da Limpeza;

– 4 kits para o pessoal da Orion;

– 4 kits para a Brigada;

– 6 kits para os vigilantes;

– 3 kits para as copeiras/garçons;

– 2 kits para os motoristas e

– 4 kits para as recepcionistas.

Dessa forma conseguimos de uma maneira justa, presentear todos que trabalham na Capes para nosso bem estar, conforto e segurança. Fizemos e entrega dos kits em frente a sala da Ascapes no mesmo dia da entrega dos kits aos associados, nosso Presidente Lobato fez um discurso de agradecimento aos colaboradores enfatizando sua importância ao nosso convívio e demonstrando que esse gesto foi um pedido de agradecimento, de todos associados, pelos serviços prestados diariamente.

Outro ponto importante, tivemos pela primeira vez, a opção vegana do kit natalino, 5 associados fizeram essa escolha, ano que vem podemos melhorar ainda esse kit, já tivemos sugestões nesse sentido.

2. Fechamos novas parcerias e convênios, além de manter e fortalecer algumas:

– Academia Body Station;

– Rede Petro Norte de postos de combustíveis;

– Agente financeiro Pontual Soluções;

– Escritório de advocacia Marcos e Moreth;

– Instituto Personalitté Odontológico;

– Mônica Teixeira Hair Institute;

– Rede de Colégios Biângulo e

– Clube recreativo Ascade.

*todos convênios estão descritos em nosso site.

3. Reuniões com o Conselho Deliberativo da ASCAPES a fim de fechar a contabilidade da antiga gestão e para tratar de melhorias na nova gestão da Associação, como o pagamento em dia das contas da Ascapes, o que foi prontamente atendido. Nessa mesma direção compramos um computador desktop completo para melhorar nossa comunicação e controle das contas, agora quando um servidor for exercer suas funções como Presidente, não há mais a necessidade de pedir a liberação de sua máquina de trabalho para a Ascapes, algo que acontecia até então. Também foi adotada o acesso de 4 membros da Diretoria à conta do Banco do Brasil, a fim de garantir maior segurança nas transações financeiras. Também foi contratado um novo escritório de contabilidade, com valor menor que o anterior, pois o antigo não estava atendendo às necessidades da Associação, como por exemplo, demorava muito para nos enviar os balancetes mensais.

3. Contratação de um novo escritório de advocacia Marcos Rogério & Moreth Advocacia (http://mrmadvocacia.adv.br), nosso novo advogado da ASCAPES. O valor também diminuiu e o atendimento do escritório para as demandas da Ascapes têm funcionado muito bem. Entre as atividades do contrato está incluído a advocacy no Congresso e duas questões estão sendo acompanhadas de perto pela Ascapes. Uma se refere à PEC 27 de autoria da Senadora Leila Barros (PSB/DF) que transforma o INEP, IBGE, IPEA e pelo que estamos confirmando também a Capes em instituições permanentes de Estado, emenda que foi incluída pelo Senador Jader Barbalho (MDB/PA), porém ainda não é algo definitivo, nosso escritório, que também é o escritório de nossas associações parceiras, SindGCT, ASCON/CNPq e ASCT/MCTIC, está trabalhando junto aos Congresso para que isso se torno definitivo, com o recesso legislativo, as negociações irão ficar um pouco paralisadas, mas assim que tivermos mais notícias, faremos o comunicado a todos associados. A PEC 32 não será e não foi votada este ano pela Câmara dos Deputados devido à mobilização das representações dos servidores. A Ascapes esteve presente em algumas das manifestações.

Reafirmando a dinâmica de acesso ao escritório dos nossos associados, que agora também tem direito ao atendimento jurídico (algo que no antigo contrato não existia): inicialmente o associado entrará em contato com a ASCAPES a fim de se fazer um primeiro filtro (tem mais associados com a mesma demanda/dúvida? O assunto é pessoal ou não?). Com as demandas organizadas a nossa secretária marcará os horários disponíveis, com preferência pelo dia de quinta-feira. Este dia pela manhã de toda semana é reservado para a Ascapes. Como estamos em pandemia por enquanto os atendimentos serão online. Vale destacar que todos os atendimentos e este primeiro contato com a Ascapes para organizar a demanda estarão resguardados pelo sigilo profissional do escritório e pelo sigilo administrativo e ético por parte da ASCAPES, caso seja da vontade do associado.

*Nesses 2 contratos, advocacia e contabilidade, economizamos cerca de 1 mil reais por mês aos nossos cofres, com relação aos antigos contratos.

4. Teletrabalho: após uma reunião com a Presidente e outras reuniões com a DGES, Diretoria da Capes o teletrabalho foi aceito na instituição e atualmente está em fase de implementação com a escolha das atividades ou coordenações pelos Diretores(as) que irão participar do piloto, com duração prevista para 6 meses. A Ascapes vem acompanhando as ações das diretorias e em particular da DGES em prol do teletrabalho. A DTI está adaptando o sistema da CGU para as necessidades da Capes. Atualmente com a saída do Diretor da DAV tememos uma demora na definição das atividades ou coordenações desta Diretoria. A capes já disponibilizou o Plano para retomada das atividades presenciais, conforme Art. 8º da Portaria n. 837 de 21 de outubro de 2021 do MEC, que estabelece as regras de retorno gradual e seguro com o prazo de duração da própria Pandemia de Covid-19, que embora tenha apresentado uma melhora no DF nos números de mortes e casos ainda não acabou. Por fim, alertamos aos servidores que farão o piloto para que tenham o máximo de empenho possível para que a experiência dê certo, é fundamental que tudo ocorra bem neste piloto e que tenhamos definitivamente implementado e ampliado o teletrabalho em nossa instituição. A Ascapes agradece o empenho da Presidência, das diretorias e de todos que estão apoiando a implementação do teletrabalho que consideramos prioridade entre as demandas dos servidores.

5. Redes socias: a diretoria da Ascapes tem sentido uma enorme dificuldade de melhor comunicar suas ações via plataformas digitais. Certamente de forma presencial entendemos ser a melhor comunicação possível, entretanto ainda estamos em pandemia e isto tem dificultado bastante o diálogo entre a Ascapes e os associados. Temos um grupo de whatsapp, que foi que foi criado no contexto de uma outra gestão e para outras finalidades, no qual não temos somente associados, temos o público em geral da Capes. Neste grupo, circulam informações incompletas e truncadas que muitas vezes atrapalham e confundem nossas ações. Alguns associados nos procuraram pedindo que tivéssemos algumas regras para utilização desse espaço, alguns dizem que pelo fato de haver muita conversa que não diz respeito diretamente a Ascapes, acabam perdendo algumas informações que inserimos nesse grupo. Pensando nisso, trazemos ao debate da assembleia de associados, as seguintes alternativas,

  • criar um outro grupo somente para associados que seja alimentado só por representantes da Ascapes com as informações pertinentes a associação, informes, brindes, ocorrências e etc.
  • estabelecer como estratégia de comunicação, o envio de e-mails e boletins informativos.

Muitas críticas não são construtivas e as de boa intenção se perdem entre muitas mensagens. Temos um grupo somente dos aposentados, alguns fizeram a mesma reclamação, são enviadas tantas mensagens diariamente, que as informações da associação ficam perdidas, por isso estamos enxergando a necessidade de adoção de novas estratégias.

6. Chamada para a última Assembleia do ano. Quarta próxima, dia 22, às 10h faremos a assembleia ordinária a fim de apresentarmos o balanço das atividades de 2021 e perspectivas para o próximo ano. Qual será a atuação e as prioridades da Ascapes para o próximo ano? Em fevereiro a Ascapes pensa em realizar uma outra assembleia para refinar nossas ações para 2022, contando com a participação de todos e todas. As reuniões serão remotas e passaremos por e-mail o link da reunião.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre esse informe. A ASCAPES está à disposição para conversar individualmente ou em grupo com quem quiser, sempre abertos ao diálogo. A associação deseja um ótimo Natal e um ano cheio de paz e realizações para 2022!

Diretoria da Ascapes, 21 de dezembro de 2021.