Um ano de comemoração pelos 65 anos da Capes


Em julho de 2016 a Capes fez 65 anos de história. Com uma trajetória focada em proporcionar uma melhor qualidade da educação superior brasileira, essa fundação, que começou com uma comissão para a promoção da Campanha Nacional de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (Capes), vem atuando de forma firme e significativa quanto a fomentar um aprendizado e ensino de alto nível, buscando níveis de padrões internacionais.

Sua trajetória iniciou-se em 1951, ainda no governo de Getúlio Vargas, e teve como primeiro dirigente o professor Anísio Spínola Teixeira. Em época de incentivo ao desenvolvimento brasileiro, já entre as primeiras bolsas concedidas havia aquelas para professores visitantes estrangeiros, que estimularam atividades de intercâmbio, sempre voltadas para a ciência.

Ampliando seu público alvo, atualmente a Capes atua também com bolsas para a formação de professores da educação básica. Além de conceder bolsas de estudos, a fundação tem como atividade a avaliação da pós-graduação stricto sensu, a divulgação da produção científica e a promoção da cooperação internacional, entre outras.

Comemorações

Para comemorar suas importantes conquistas e continuar firmando seu papel na expansão e consolidação do ensino superior brasileiro, a ASCAPES e a Capes promovem, desde julho, eventos diversos em que todos os servidores e colaboradores são os principais beneficiários.

Por iniciativa do Prof. Abílio Baeta Neves, presidente da Capes, será realizado um ano de comemoração, de julho de 2016 a julho de 2017. Serão palestras, encontros, passeios ciclísticos, caminhadas e até mesmo um delicioso happy hour, que acontecerá hoje (06/10) na área externa da Capes.

O primeiro evento foi a palestra “Novo Marco Legal da Ciência e Tecnologia e Inovação”, ministrada pelo professor André Alves Pereira de Melo. Desde então, várias palestras estão sendo realizadas pelas diversas diretorias. Além dessas, o grupo organizador dos eventos pretende trazer profissionais de fora da casa, para discutir os mais variados temas.

Está prevista, ainda em outubro, apresentação da orquestra sinfônica de Brasília, no Cine Brasília, especialmente para o público da Capes e, futuramente, a realização do Café Filosófico, em que assuntos variados serão colocados em debate.

Os interessados em propor ideias e sugestões sobre os eventos, podem enviar e-mail para ascapes@capes.gov.br .