Uma mostra fotográfica de Rose Cleide Monteiro

Há beleza no vazio. Essa não é uma dimensão primeira quando se pensa em registros fotográficos, afinal inicialmente pensamos uma câmera como instrumento que aponta e retrata objetos. Mas bem, o mundo é bem maior do que isso. E nós, muito menores. Nessa relação de insignificância, uma experiência estética muito poderosa pode surgir. A grandiosidade e os aspectos extraordinários da natureza, a amplitude, o mistério, a força e a ancestralidade desse mundo. Ou como definiam os teóricos do século XVIII: o Sublime.  É precisamente essa sensação que as fotos de Rose Cleide Monteiro de suas viagens à Patagônia nos revelam.

Nos registros de Rose Cleide parece possível até mesmo sentir o silêncio desses amplos espaços que compõe a parte mais sul do nosso continente. Fotógrafa por amor e não por profissão, foi há 11 anos que a servidora da CAPES e o marido estiveram pela primeira vez na região, quando partiram de carro para Ushuaia na Argentina, em um total de mais de 15 mil km rodados. Em maio de 2018, Rose Cleide retornou a Patagônia, quando fez algumas das fotografias que compõe essa mostra.

Natural de Niterói, onde foi professora da rede pública estadual do Rio de Janeiro, Rose Cleide veio para Brasília em 1994. Com formação em pedagogia (pela UERJ), psicopedagogia (pela UnB) e doutorado em educação (também pela UnB), a fotógrafa atua como analista em Ciência e Tecnologia da Capes há 21 anos, admitida por meio do primeiro concurso realizado para a agência. 

Em 2018, a servidora participou pela primeira vez de um concurso fotográfico e teve uma foto selecionada. Ela fez parte da exposição coletiva dos fotógrafos do Centro-Oeste: “Água Reflexões sobre o Amanhã”, no Museu da República, em Brasília, em que retratou o Lago Serra da Mesa/GO. A exposição “Presentes da Patagônia”, promovida pela Associação de Servidores da CAPES, é a primeira mostra solo de Rose Cleide.

As fotos continuam expostas no Térreo do edifício-sede da CAPES.


Bahia Lapataia/Argentina
Farol do Fim do Mundo
Ushuaia/Argentina

Canal Beagle/Argentina