Prezadas (os) Associadas (os),

Primeiramente, gostaríamos de desejar a todas e todos servidores que leem essa carta um fim ano com muita alegria, saúde e vibrações positivas. Que celebrem a vida com suas famílias, de sangue ou que escolheram, que todo o acúmulo do ano se converta em conseguirmos valorizar o que é importante, dispensar o desimportante, ter sabedoria para distinguir as duas coisas e nos tornarmos pessoas melhores.

Em 2020, entraremos no último ano de nossa gestão e queremos encerrar essa fase de nossas vidas e da vida da nossa instituição da maneira mais ética e ativa possível. Ainda acreditamos que o Trabalho, o qual dedicamos tantas horas preciosas de nossas vidas, pode ser um meio de articulação para a melhoria da vida coletiva. É essa crença que faz ainda o sentido de tocar uma Associação de Servidores. Então que nesse último ano a gente troque bastante, crie bastante, e comemoremos o simples fato de estarmos juntos.

Como tivemos oportunidade de compartilhar em nosso último evento público do ano, a Assembleia Extraordinária no último dia 13 de dezembro, nossa visão sobre os acontecimentos futuros em relação à CAPES, à nossa carreira e ao Serviço Público não são positivas. Vemos um cenário de desinvestimento, desvalorização e ataques à diretos adquiridos, no avanço de ações que podem destruir nossas carreiras e instituições, além de diminuir nossa renda, e que estão conectadas a um cenário mais amplo, uma agenda de reconfiguração das relações de trabalho e geração de lucro no Brasil.

Uma resposta natural a essa perspectiva de tempos ruins é a melancolia. Mas esse é precisamente o sentimento que devemos evitar. A tristeza nos paralisa e a melhor resposta para ela é a ação. A vida é movimento e assim seguiremos para promover os melhores laços associativos nesse pequeno espaço de trabalho e assim conseguirmos juntar forças para agir em defesa dos nossos direitos, da nossa instituição e do nosso futuro, justamente porque uma coisa está conectada com outra.

Bom fim de ano. Vamos em frente,

Pedro Arcanjo Matos
Presidente da ASCAPES

Imagens de 2019