A Diretoria Executiva da ASCAPES deseja a todas nossas associadas um feliz Dia das Mães. Que seja um domingo de muito amor para todas as nossas famílias, juntas ou separadas nessa quarentena. Que a gente encontre maneiras de demonstrar carinho entre nós apesar de todas as dificuldades. O momento exige isso.

Mesmo com todas as impossibilidades e barreiras (inclusive físicas) impostas pela pandemia, há espaço para tirarmos reflexões positivas de um Dia das Mães em quarentena. E é esse convite que gostaríamos de realizar a nossas associadas e associados nesta data.

Um Dia das Mães com o comércio fechado pode nos forçar a celebrar essa data desinflando o consumismo desenfreado que costuma rondar a comemoração. Nesse domingo, sem poder comprar coisas novas, poderemos usar palavras e afeto para celebrar as nossas mães. Fazer arte, cozinhar, reaproveitar coisas como novos presentes. Enfim, uma simplicidade que nos tira do caminho de pilhagem do planeta por mercadorias que nos trouxe até aqui.

Um Dia das Mães em casa pode nos ajudar a enxergar o trabalho invisível de “gestão do lar”que recai quase que em sua totalidade sob os ombros das mulheres, especialmente das mães. A quarentena se apresenta como uma possibilidade para nós, servidores, de revermos essas relações em nossas casas.

Sobre os brindes que costumamos distribuir nessa data, como já explicamos, estamos impossibilitados de realizar tal ação nessa crise. Aproveitamos o momento para realizar uma ampla consulta aos associados sobre o tema. Queremos continuar investindo na capacidade de invenção, transparência e democracia de forma radical na gestão de nossa Associação. Qualquer decisão sobre o tema respeitará a vontade coletiva dos nossos associados. Mais informações sobre isso nos próximos dias. Por enquanto, tenham um feliz Dia das Mães.

Cordialmente,
Diretoria Executiva da ASCAPES