A essencialidade do servidor público


Dia 28 de outubro é o dia em que é homenageada a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos. Primeiramente foi criado o Conselho Federal do Serviço Público Civil, durante o governo de Getúlio Vargas, em 1936. Ratificando a importância desse documento histórico, em 28 de outubro de 1939 foi assinado o Decreto Lei nº 1.713, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União. Temos então o dia 28 de outubro como o dia do servidor público.

Silhouettes of Business People Discussing Outdoors

A criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil reuniu as carreiras de funcionários públicos civis federais do Poder Executivo, integrando os ministérios e iniciando uma reforma na administração pública. O servidor público atua nas três esferas do poder público, nas mais variadas áreas de atuação como repartições públicas, hospitais, escolas, entre tantos outros.

 

A data homenageia o profissional responsável pela movimentação das engrenagens dos órgãos públicos e serviços oferecidos à população. Sem o corpo de servidores públicos, todas as esferas administrativas de uma nação deixariam de funcionar. Oferecer serviços de utilidade à população é a maior tarefa destes trabalhadores.

Importância do servidor             

A responsabilidade e o profissionalismo do servidor público ao prestar seu serviço são fundamentais nessa que é uma atividade de suma importância em uma sociedade, caracterizando, muitas vezes, a forma em como os atores governamentais se relacionam com a população.

Depende da atuação do servidor público que suas atribuições auxiliem no crescimento da qualidade do serviço prestado em um município, estado e país. Por meio de seu compromisso com o que é público, suas ações devem se permear em um bom atendimento, respeito ao cidadão, imparcialidade, transparência, entre outros.

Por seu papel decisivo na administração pública, a valorização do trabalho do servidor deve ser sempre motivada. O investimento em recursos humanos torna-se essencial, de modo a incentivar a busca pelo melhor e motivar suas atuações, resultando em benefícios para todos.

Uma das características mais marcantes do serviço público é a estabilidade no trabalho e essa característica é justificada justamente pela necessidade da continuidade e eficiência na prestação do serviço. Assim como no setor privado, os trabalhadores são a maior riqueza que uma instituição possui, pois seu conhecimento e formação não são facilmente substituíveis, o que pode comprometer o resultado do serviço prestado.

Considerado na maioria dos estados e municípios brasileiros como ponto facultativo, o dia 28 de outubro deve ser comemorado por aqueles que têm a oportunidade de servir e continuar servindo à sua comunidade, ao seu  país, sendo esse um desafio diário, o de cuidar do que é de todos.